Clínica de Psicologia

Orlândia - SP

Projeto

1995

Obra

1998

Arquitetura

Angelo Bucci

ESTRUTURA
Fábio Oyamada

CONSTRUÇÃO
Paulo Balugoli

CLIENTE
Luciano Bonfante

ÁREA DO TERRENO
300 m²

ÁREA CONSTRUÍDA
180 m²

FOTOS
Nelson Kon

A obra tem como finalidade acolher as atividades clínicas e de estudo de dois psicólogos em Orlândia, uma pequena cidade no interior do Estado de São Paulo.

Dois consultórios no andar superior, biblioteca e sala de estudos no andar inferior, juntos, formam os principais elementos do programa. Os demais itens de apoio foram dispostos ao longo da galeria de circulação com fechamento de madeira – livre de vidros como um terraço – que é o elemento estruturador do conjunto.

A ideia desse projeto é ocupar-se do que está entre a rua e o interior do edifício. A implantação dos andares em meio nível em relação à rua, a escada externa, a ponte de acesso, a galeria com circulação contínua até o nível inferior, o pátio rebaixado e a rampa fazem a transição entre a rua e os consultórios, abrigados dentro das paredes de pedra.

A construção foi organizada em quatro etapas básicas de trabalho: estrutura de concreto armado, paredes de pedra, painéis de madeira e vidros temperados.

Os materiais de acabamento são a expressão direta desses quatro elementos: concreto armado, grandes blocos de pedra da região, madeira de reflorestamento tratada e vidros livres de marcos.


PUBLICAÇÕES:
Periódicos:

CLÍNICA DE PSICANÁLISE
projeto design / brasil n 237 / 1999

TECH-TONICS
wallpaper* / inglaterra / janeiro de 2000

MMBB ARQUITETOS
elarqa / uruguai n 39 / 2001

CLINICA DE PSICOLOGIA BONFANTE
arquine / méxico n 18 / 2001

DIVÃ OUSADO
casa e jardim / brasil n 601 / 2005

CLÍNICA DE PSICOLOGIA
monolito / brasil / janeiro de 2011